Astrologia como factor espelho
Vemo-nos ao espelho, de manhã... ou ao fim do dia... seja para efeitos de maquilhagem, seja para fazer a barba... para finalizar um penteado ou contemplar um sinal ou uma ruga... o que é facto é que sem espelho, a nossa cara, que é sem dúvida um dos traços mais distintivos que temos, com uma contribuição fortíssima para nos sentirmos únicos, a nossa cara não nos seria acessível... ou seja, sem espelho não conseguiríamos ver a nossa cara... embora consigamos ver outras partes do corpo, que embora únicas também, não nos tornam talvez tão distintos aos olhos dos outros.
Se isso é assim a nível físico... será que há uma correspondência com o nível psiquico? ou seja, será razoável supormos que há partes "internas" de nós que só se nos tornam claras quando alguma espécie de espelho nos permite vê-las?
Se assumirmos que pode ser assim, então OU precisamos da relação com algum outro importante, que nos devolve uma imagem de nós próprios, a nível não físico, OU... podemos, por exemplo, recorrer á astrologia.
A leitura do mapa astrológico, único para cada indivíduo, reflecte-nos algo do nosso interior... a leitura dos símbolos contidos no mapa permite-nos uma visão do nosso interior, tornando algumas partes desse interior mais claras, exactamente como se nos víssemos num espelho - e, tal como no espelho, o reconhecimento é geralmente muito rápido.
Texto de João Paulo, astrólogo
Estoril, Lisboa, Leiria, Évora, Fundão